sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



Levitas. “Nesse tempo o Senhor separou a tribo de Levi para levar a arca da aliança do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome…” (Dt 10.8)”

Acredito que não são todos que saibam, mas boa parte de nós, temos o conhecimento de que levitas, são aquelas pessoas que tem dom do louvor, aquelas pessoas que cantam na igreja. Eu também achava que era isso e me surpreendi. 
Levitas, não são somente as pessoas que cantam, tem um dom lindo que é do louvor, ou somente as pessoas que tocam algum instrumento, ou contribuem para algo de louvor. Levitas, são as pessoas que estão dispostas a servir ao Senhor, servir para manter a casa do Senhor em ordem.
Pois é. Sim, todos que estão dispostos a servir ao Senhor, são levitas. Levita não é somente músicos, mas todo aquele disposto a servir.
Lembre-se sempre: levita não é somente o músico, mas todo aquele disposto a servir. Não existe uma importância maior para o músico no Reino de Deus. Tanto o que toca, quanto o que abre a porta ou limpa o chão, servindo ao Senhor, é levita. 
Ai você me pergunta: De onde vem o conceito de “levita”? Voltemos então ao Velho testamento e lembrando de Israel. Originalmente, “levita” significa “descendente de Levi”, que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).
E naquele tempo, os levitas não era encarregados a ministrar as musicas no templo, ou seja, eles não eram responsáveis pelos louvores. 
E de onde então, serviu os levitas responsáveis pelo louvor? Foi Davi quem inseriu a musica como parte integrante do culto. Ele era um musico e compositor desde a juventude. (1 Samuel 16:23). Então, assim surgiu a atribuição a alguns levitas a responsabilidade musical. Se você ler 1 Crônicas 9; 1 Crônicas 23 e 1 Crônicas 25, verá a atribuição daquele tempo. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas.
Enfim, agora que sabemos quem são os levitas e donde eles surgiram, veremos erros que muita gente comete quanto ao assunto “ser levita.”.
1º ERRO: Achar que levita é só quem canta e toca.
Todos que servem no Templo (Igreja) desde o faxineiro passando por diáconos, ministros de louvor, instrumentistas, pregadores até o zelador, são Levitas.
2º ERRO: Achar que a adoração no culto cessa quando ele para de cantar e tocar.
Adoração, é sobre tudo, ter um estilo de vida que exalta Deus através desse viver diário, é todo o processo envolvido na liturgia do culto, ou seja, tudo que é feito no culto é para ser manifestação de adoração. Por exemplo: Adoramos cantando e tocando, dançando e saltando, também em silêncio meditando, dizimando e ofertando, pregando ou ouvindo. Quando faço cada uma dessas coisas no culto eu estou adorando. Então a adoração, não termina quando acaba a música, ali só estamos na metade do caminho, pois a presença e a vontade de Deus se tornam claras no próximo passo-quando eu adoro ouvindo Sua Palavra.
Os levitas podem dar muitos frutos, cada um de acordo com o talento que recebeu de Deus. As igrejas podem desenvolver maravilhosos projetos e idéias, podemos construir muitas coisas, mas tudo o que produzirmos nesta terra ficará aqui mesmo, não durará para sempre. Só há um fruto que os levitas podem produzir para a eternidade. Só há uma missão ou projeto da igreja local que permanecerá para sempre. Só há um trabalho que vale a pena investirmos: Vidas.
Se nós, como levitas do Senhor, usarmos os talentos para alcançarmos vidas, caminharmos com elas ensinando a Palavra, edificando o Corpo de Cristo, então estaremos produzindo frutos eternos. Todos os recursos físicos que precisamos virão do Senhor para nós. Não precisamos nos ocupar em ajuntar, construir, fazer, realizar…
Então, não pense que levitas são somente aquelas pessoas que cantam, tem o dom de cantar ou tocar instrumentos, levitas são os dispostos, todos nós que estamos dispostos a ajudar nas tarefas do reino. A servir ao Senhor. Seja você até mesmo uma pessoa que ajuda a pegar os papeis do chão no fim do culto, até o pastor, todos nós, se escolhermos servir a Cristo e ajudar no templo Dele, somos levitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programação:

Aos Domingos:A Partir das 7:00 temos consagração, venha participar conosco!

No 2
° domingo do mês: É o nosso culto no templo sede, sempre às 19:00h.

As Terça-Feiras temos o nosso ensaio no templo-sede ás 19:00h.

Todas as Segundas-Feiras Temos Estudos Bíblicos no Auditório da Escola Assembléia de Deus.

Todas as quartas-feiras estamos participando do culto de oração com o nosso pastor albérico inacio.

Toda quinta-feira é oração para mocidade na congregação moreno-centro, venha participar. Deus tem uma palavra para você.

Nas quintas-feiras de 15 em 15 dias estamos fazendo visitas as enfermos e evangelismo nas casas e ruas.

Nas Sextas-Feiras temos em nossa igreja Instrução dada pelo Nosso Pr.Albérico.